Para gravar uma seleção de estudos e um visualizador em mídia removível compatível com DICOM, use o recurso de encaminhamento de estudo. Para exportar dados necessita de direitos de Encaminhar/Exportar.
Podem ser criados CD, DVD, DVD-RAM e dispositivos USB conectados compatíveis com DICOM, unidades flash compactas, cartões Multimedia e cartões SD. O formato é selecionado a partir da lista suspensa Tipo de mídia na página de configuração de mídia, depois de selecionar Criar mídia DICOM a partir da página Exportar destinos.
Para exportar um único estudo, efetue o seguinte:
A partir da página Lista de trabalho, encontre o estudo na lista de trabalho.
Clique no botão Exportar, ,
junto do estudo que você quer transmitir.
Marque Criar mídia DICOM e clique no botão Encaminhar.
Selecione o tipo de mídia que pretende criar.
Selecione o algoritmo de compactação que pretende aplicar.
Marque Adicionar visualizador para incluir o Visualizador.
Marque Omitir objetos do relatório estruturado do DICOMDIR para excluir o relatório.
Clique no botão Continuar. Aguarde até a barra de progresso Criando arquivo ISO... estar concluída.
Siga as instruções na página para baixar os arquivos em pacote.
Para exportar vários estudos em simultâneo, efetue o seguinte:
A partir da página Lista de trabalho, filtre a Lista de trabalho, para que todos os estudos apareçam em uma única página.
Marque a caixa mais à esquerda de cada estudo da Lista de trabalho para incluir na mídia.
Clique no botão Exportar em lote, .
Siga as indicações acima, iniciando na etapa 3.
Os dados coletados de determinada mídia, tal como um dispositivo USB conectado, são baixados num arquivo ZIP auto-extraível e podem ser salvos diretamente para a mídia. Para CD, DVD e DVD-RAM os dados têm de ser colocados em um arquivo ISO que um aplicativo de gravação de CD/DVD à venda no mercado possa gravar para a mídia. Esse aplicativo não é fornecido com o sistema.
Quando os estudos em pacote estiverem prontos para serem baixados, recupere-os do seguinte modo:
Clique no botão Baixar e gravar o arquivo ISO.
Quando o download estiver concluído, aparece um aviso para que você salve os dados.
Se a mídia suportar um arquivo ZIP, busque o dispositivo com a mídia e clique em OK. Os dados são extraídos do arquivo ZIP e copiados para a mídia.
Se a mídia suportar um arquivo ISO, salve o arquivo em seu disco. Abra o arquivo. Se sua estação de trabalho estiver configurada para inicializar o aplicativo de gravação de CD/DVD, ele irá inicializar automaticamente. De outro modo, inicie o aplicativo de gravação de CD/DVD manualmente e carregue o arquivo ISO salvo.
A mídia DICOM criada pelo eRAD PACS é serializada com um identificador exclusivo. O identificador é iniciado no sistema e inclui o ID de usuário e o carimbo de data/hora de quando foi criado. É também copiado para a mídia num arquivo LEIAME assinado eletronicamente. Para obter o identificador a partir de logs, pesquise as entradas de Ação do pedido de exportação do estudo. Adicione a coluna Informação à tabela. O identificador é a cadeia de caracteres a seguir a “UID:”.